Tecnologia no crediário

Como a tecnologia revoluciona o crediário e as vendas no varejo

Tecnologia no crediário

Como a tecnologia revoluciona o crediário e as vendas no varejo

Na última década, as lojas têm passado por uma transformação digital significativa, impulsionada pela necessidade de levar inovação para o varejo e acompanhar as expectativas de um consumidor cada vez mais conectado e em busca de facilidade.

Nesse cenário, os últimos avanços desempenham um papel crucial na modernização das operações. A tecnologia no crediário, por exemplo, passa por uma evolução expressiva.

Com ela, a concessão de crédito nessa modalidade tornou-se rápida, segura e eficiente, reduzindo riscos e aumentando o potencial de vendas dos lojistas.

Neste conteúdo, conheça as principais inovações tecnológicas que estão mudando o varejo, inclusive no gerenciamento digital do crediário.

Tecnologia no varejo: um caminho sem volta

A inovação tecnológica definitivamente chegou ao varejo. Sua evolução vem transformando a experiência de compra e impulsionando a eficiência operacional.

Uma reportagem da Revista Exame corrobora com essa afirmação: “O varejo vem passando por algumas transformações importantes, ao implantar cada vez mais experiências digitais que já ganham a aprovação dos consumidores”.

Da mesma forma, uma pesquisa da consultoria Opinion Box e da empresa Dito, citada pela FGV, mostra dados relevantes sobre o tema:

  • 86% dos entrevistados acreditam que a tecnologia contribui para o processo de compra;
  • 56% já utilizam QR code para efetuar o pagamento de suas aquisições.

Além disso, entre as ferramentas favoritas dos consumidores para pagamento, as carteiras digitais lideram com 53% de aprovação, seguidas pelos chatbots, com 30%.

Mas, o mais interessante é que a tecnologia não facilita apenas a vida do cliente! Os lojistas também têm, na digitalização, uma grande aliada.

Um levantamento realizado nos EUA pela Honeywell e citado pela TIinside mostra que 8 em cada 10 varejistas planejam aumentar o uso de automação e inteligência artificial (IA) em suas operações.

Segundo a pesquisa, eles projetam esses investimentos para:

  • Adaptar às mudanças de comportamento do mercado;
  • Aprimorar as habilidades dos funcionários;
  • Melhorar a eficiência para os compradores;
  • Otimizar a gestão de indicadores financeiros.

Ou seja, a adoção de inovações no varejo é essencial para que os lojistas se mantenham competitivos e acompanhem as rápidas mudanças no mercado.

Inovações tecnológicas que moldam o varejo

Vendas no varejo tecnologia

A combinação entre a busca por inovação e a tecnologia impulsiona a eficiência operacional e a experiência do cliente, resultando em melhores vendas.

Veja algumas das principais inovações que moldam o setor:

Internet das Coisas (IoT)

A IoT revoluciona a gestão de estoques e a experiência de compra. O uso de sensores inteligentes permite um monitoramento em tempo real, otimizando a reposição de produtos e proporcionando uma visão mais precisa das demandas.

Com isso, a loja ganha tempo, otimiza a operação e acelera o faturamento.

Sistema SAP e soluções integradas

A implementação de sistemas específicos, como o SAP e soluções integradas, promove uma gestão altamente eficiente.

O SAP permite a conciliação automática de pagamentos, garantindo que cada centavo tenha destino certo.

Além disso, a tecnologia, quando bem aplicada:

  • Evita falhas humanas;
  • Garante a antecipação de títulos:
  • Auxilia na gestão de fornecedores com as melhores taxas;
  • Permite melhor gestão de relatórios;
  • Integra vendas;
  • Realiza um fechamento de caixa perfeito.

Big Data

A análise de grandes volumes de dados é uma ferramenta poderosa em qualquer segmento. 

No varejo, ela permite entender o comportamento do consumidor para:

  • Personalizar ofertas;
  • Antecipar tendências;
  • Aprimorar estratégias de marketing.

Além disso, a alta gestão de dados é o ponto de partida para soluções baseadas em Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial (IA)

A IA redefine a interação com a loja/consumidor. Chatbots, assistentes virtuais e sistemas de recomendação personalizada aprimoram a experiência de compra, fortalecendo a lealdade do cliente.

Sistema de pagamentos diversificados

A diversificação nas modalidades de crédito é crescente em todo o mundo. Essa medida assume um papel fundamental para aumentar a experiência do cliente.

A tecnologia no crediário é um exemplo desse avanço quando focamos nas formas de pagamento.

Essa é uma forma de financiamento que oferece a venda a prazo das compras para quem não tem limite de crédito disponível à vista.

Por meio da digitalização, ela:

  • Aumenta a segurança e credibilidade;
  • Agiliza a gestão de lojistas;
  • Conquista e fideliza consumidores.

Ou seja, diversificar as formas de pagamento é um passo importante para atrair todos os tipos de clientes e aumentar as vendas.

Tecnologia no Crediário: avanços em benefício dos lojistas e consumidores

Mesmo com o crescente uso de cartões de crédito no País, o tradicional sistema de crediário continua sendo muito útil, especialmente ao permitir concessão de crédito para clientes.

Os já tradicionais carnês ainda são importantes e utilizados, mas a tecnologia chegou para modernizar essa forma de pagamento.

Esse conceito faz parte do fenômeno mundial “buy now, pay later” (compre agora, pague depois).

Ou seja, ele continua permitindo o parcelamento de compras, mas com as ferramentas tecnológicas, o recebimento do valor é garantido ao lojista pela empresa mediadora.

Isto é, a automação de pagamentos, ligada ao crediário digital, garante vários benefícios para lojistas:

  • Recebimento antecipado, melhorando o fluxo de caixa;
  • Redução da inadimplência, especialmente com a análise de crédito automatizada e as ferramentas de cobrança;
  • Gestão simplificada, com painéis de controle intuitivos, facilitando o acompanhamento das vendas e recebíveis;
  • Criação de relacionamento, com a possibilidade de criação de promoções e campanhas de marketing personalizadas.

A tecnologia no crediário, portanto, é uma forma de oferecer mais flexibilidade nos meios de pagamento. Ela traz grandes vantagens para o setor, agraciando clientes e lojistas.

Aumente suas vendas com um crediário digital eficiente

Está claro que o uso da tecnologia pode transformar seu negócio. Com o crediário digital, você garante flexibilidade aos clientes sem comprometer a saúde financeira da loja.

E no varejo moderno, a chave do sucesso está em combinar conveniência para o consumidor com eficiência operacional. É justamente isso que a Servipa oferece!

As vendas parceladas sem cartão e com recebimento instantâneo são um exemplo perfeito de como a tecnologia pode criar situações de ganho mútuo, como em um jogo no qual todos ganham.

E aí, está pronto para garantir um diferencial competitivo ao seu cliente e melhorar seu fluxo de caixa? Entre em contato com nosso time e dê o próximo passo para ter seu próprio crediário digital.

Venda mais e melhor com um crediário próprio

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