Na última década, as lojas têm passado por uma transformação digital significativa, impulsionada pela necessidade de levar inovação para o varejo e acompanhar as expectativas de um consumidor cada vez mais conectado e em busca de facilidade.
Nesse cenário, os últimos avanços desempenham um papel crucial na modernização das operações. A tecnologia no crediário, por exemplo, passa por uma evolução expressiva.
Com ela, a concessão de crédito nessa modalidade tornou-se rápida, segura e eficiente, reduzindo riscos e aumentando o potencial de vendas dos lojistas.
Neste conteúdo, conheça as principais inovações tecnológicas que estão mudando o varejo, inclusive no gerenciamento digital do crediário.
Tecnologia no varejo: um caminho sem volta
A inovação tecnológica definitivamente chegou ao varejo. Sua evolução vem transformando a experiência de compra e impulsionando a eficiência operacional.
Uma reportagem da Revista Exame corrobora com essa afirmação: “O varejo vem passando por algumas transformações importantes, ao implantar cada vez mais experiências digitais que já ganham a aprovação dos consumidores”.
Da mesma forma, uma pesquisa da consultoria Opinion Box e da empresa Dito, citada pela FGV, mostra dados relevantes sobre o tema:
- 86% dos entrevistados acreditam que a tecnologia contribui para o processo de compra;
- 56% já utilizam QR code para efetuar o pagamento de suas aquisições.
Além disso, entre as ferramentas favoritas dos consumidores para pagamento, as carteiras digitais lideram com 53% de aprovação, seguidas pelos chatbots, com 30%.
Mas, o mais interessante é que a tecnologia não facilita apenas a vida do cliente! Os lojistas também têm, na digitalização, uma grande aliada.
Um levantamento realizado nos EUA pela Honeywell e citado pela TIinside mostra que 8 em cada 10 varejistas planejam aumentar o uso de automação e inteligência artificial (IA) em suas operações.
Segundo a pesquisa, eles projetam esses investimentos para:
- Adaptar às mudanças de comportamento do mercado;
- Aprimorar as habilidades dos funcionários;
- Melhorar a eficiência para os compradores;
- Otimizar a gestão de indicadores financeiros.
Ou seja, a adoção de inovações no varejo é essencial para que os lojistas se mantenham competitivos e acompanhem as rápidas mudanças no mercado.
Inovações tecnológicas que moldam o varejo

A combinação entre a busca por inovação e a tecnologia impulsiona a eficiência operacional e a experiência do cliente, resultando em melhores vendas.
Veja algumas das principais inovações que moldam o setor:
Internet das Coisas (IoT)
A IoT revoluciona a gestão de estoques e a experiência de compra. O uso de sensores inteligentes permite um monitoramento em tempo real, otimizando a reposição de produtos e proporcionando uma visão mais precisa das demandas.
Com isso, a loja ganha tempo, otimiza a operação e acelera o faturamento.
Sistema SAP e soluções integradas
A implementação de sistemas específicos, como o SAP e soluções integradas, promove uma gestão altamente eficiente.
O SAP permite a conciliação automática de pagamentos, garantindo que cada centavo tenha destino certo.
Além disso, a tecnologia, quando bem aplicada:
- Evita falhas humanas;
- Garante a antecipação de títulos:
- Auxilia na gestão de fornecedores com as melhores taxas;
- Permite melhor gestão de relatórios;
- Integra vendas;
- Realiza um fechamento de caixa perfeito.
Big Data
A análise de grandes volumes de dados é uma ferramenta poderosa em qualquer segmento.
No varejo, ela permite entender o comportamento do consumidor para:
- Personalizar ofertas;
- Antecipar tendências;
- Aprimorar estratégias de marketing.
Além disso, a alta gestão de dados é o ponto de partida para soluções baseadas em Inteligência Artificial.
Inteligência Artificial (IA)
A IA redefine a interação com a loja/consumidor. Chatbots, assistentes virtuais e sistemas de recomendação personalizada aprimoram a experiência de compra, fortalecendo a lealdade do cliente.
Sistema de pagamentos diversificados
A diversificação nas modalidades de crédito é crescente em todo o mundo. Essa medida assume um papel fundamental para aumentar a experiência do cliente.
A tecnologia no crediário é um exemplo desse avanço quando focamos nas formas de pagamento.
Essa é uma forma de financiamento que oferece a venda a prazo das compras para quem não tem limite de crédito disponível à vista.
Por meio da digitalização, ela:
- Aumenta a segurança e credibilidade;
- Agiliza a gestão de lojistas;
- Conquista e fideliza consumidores.
Ou seja, diversificar as formas de pagamento é um passo importante para atrair todos os tipos de clientes e aumentar as vendas.
Tecnologia no Crediário: avanços em benefício dos lojistas e consumidores
Mesmo com o crescente uso de cartões de crédito no País, o tradicional sistema de crediário continua sendo muito útil, especialmente ao permitir concessão de crédito para clientes.
Os já tradicionais carnês ainda são importantes e utilizados, mas a tecnologia chegou para modernizar essa forma de pagamento.
Esse conceito faz parte do fenômeno mundial “buy now, pay later” (compre agora, pague depois).
Ou seja, ele continua permitindo o parcelamento de compras, mas com as ferramentas tecnológicas, o recebimento do valor é garantido ao lojista pela empresa mediadora.
Isto é, a automação de pagamentos, ligada ao crediário digital, garante vários benefícios para lojistas:
- Recebimento antecipado, melhorando o fluxo de caixa;
- Redução da inadimplência, especialmente com a análise de crédito automatizada e as ferramentas de cobrança;
- Gestão simplificada, com painéis de controle intuitivos, facilitando o acompanhamento das vendas e recebíveis;
- Criação de relacionamento, com a possibilidade de criação de promoções e campanhas de marketing personalizadas.
A tecnologia no crediário, portanto, é uma forma de oferecer mais flexibilidade nos meios de pagamento. Ela traz grandes vantagens para o setor, agraciando clientes e lojistas.
Aumente suas vendas com um crediário digital eficiente
Está claro que o uso da tecnologia pode transformar seu negócio. Com o crediário digital, você garante flexibilidade aos clientes sem comprometer a saúde financeira da loja.
E no varejo moderno, a chave do sucesso está em combinar conveniência para o consumidor com eficiência operacional. É justamente isso que a Servipa oferece!
As vendas parceladas sem cartão e com recebimento instantâneo são um exemplo perfeito de como a tecnologia pode criar situações de ganho mútuo, como em um jogo no qual todos ganham.
E aí, está pronto para garantir um diferencial competitivo ao seu cliente e melhorar seu fluxo de caixa? Entre em contato com nosso time e dê o próximo passo para ter seu próprio crediário digital.
