Cartão de loja ou crediário próprio: qual o melhor?

Cartão de loja ou crediário próprio: qual o melhor?

Cartão de loja ou crediário próprio: qual o melhor?

Cartão de loja ou crediário próprio: qual o melhor?

O cartão de loja e o crediário próprio são alternativas aos lojistas que querem oferecer novas formas de pagamento aos clientes.

Este blog é uma referência para você que está analisando as soluções financeiras e quer comparar essas opções.

O texto está dividido assim: na primeira parte, veja o que é o cartão de loja e, na outra, avalie o funcionamento do crediário próprio. 

Por fim, tire as próprias conclusões, sempre considerando as reais necessidades do seu negócio, assim como as preferências e a melhor experiência dos seus clientes.

Afinal, conforme estudo da Zendesk, o fator financeiro é um dos que mais impactam o comportamento do consumidor no Brasil.

Como funciona o cartão de loja?

Como funciona o cartão de loja?

O cartão de loja é um cartão de crédito da categoria private label. Na tradução, temos “cartão de marca própria”. 

O Banco Central diz que são aqueles “utilizados por estabelecimentos varejistas para uso exclusivamente em suas próprias lojas”.

Basicamente, é um cartão que só pode ser usado na sua loja ou pode ser aceito em outras unidades da mesma marca, como pensando na abertura de uma segunda loja.

As outras características são bastante semelhantes a de um cartão de crédito comum:

  • Compras parceladas sem ou com juros;
  • Faturas mensais, gerando boletos bancários;
  • Possibilidade de parcelamento de fatura;
  • Acréscimos de taxas de juros, impostos, etc.

Além disso, se estiver pensando em criar um cartão de loja, é importante se atentar aos pontos que impactam negativamente a experiência do cliente, tais quais as taxas.

O portal Consumidor Positivo, do SPC Brasil, traz os principais custos:

  • Anuidade;
  • Taxa de juros;
  • Outras taxas (manutenção, utilização, extrato, etc).

Mais um ponto de atenção é com relação à forma de pagamento da fatura, lembra o portal. “Há lojas que só permitem que o pagamento da fatura seja efetuado na própria loja”.

E na hora de cancelar, também há problemas porque, muitas vezes, é preciso entrar em contato com o banco que emite o cartão – e não com a loja, como diz um texto do UOL.

Como funciona o crediário próprio de uma loja?

Agora, vamos ver um pouquinho sobre o sistema de crediário próprio. Você conhece?

Visando abrir crediário, o lojista deve usar suas próprias ferramentas de análise do risco de inadimplência do cliente. Assim, é possível definir se o crédito pode ser aprovado ou não.

Na solução Servipa, a principal vantagem é na confiabilidade dessa análise, de modo que garanta vendas no crediário com segurança!

Outra vantagem é que no crediário não há limite de crédito, de modo que esse valor será apresentado durante a consulta feita a partir da inteligência artificial.

Mas, o que as lojas consultam para liberar crédito

  • Dados pessoais;
  • De endereço;
  • Score de crédito (cadastro positivo, serviço de proteção ao crédito, etc). 

Além dessa facilidade e praticidade, você também gera a melhor experiência ao seu consumidor, considerando outras características dessa solução, como:

  • Negociação direta: flexibilidade nos prazos de pagamento e valores das parcelas;
  • Juros menores: especialmente para clientes que realizam compras frequentes.

O crediário próprio faz muito sentido na sua loja, não é verdade? E no tópico a seguir, você pode observar outros benefícios dele para o seu negócio e seu cliente, leia. 

As vantagens do crediário próprio

Quando bem exploradas, as vantagens do crediário podem fazer dele a principal fonte de rendimentos do varejista.

Maiores prazos para parcelamento

Por ser completamente gerenciado pela empresa, é possível flexibilizar os prazos de pagamento. Em vez de limitar as parcelas, seu cliente pode pagar em até 10 vezes.

Aumento do ticket médio

Parcelar em várias vezes também ajuda a aumentar o ticket médio da compra. 

Como o consumidor sabe que consegue diluir os pagamentos ao longo de meses, fica mais confiante para comprar uma quantidade maior.

Menores taxas de juros

As taxas de juros do crediário são menores do que as cobradas pelos cartões de crédito porque são calculadas pelo próprio lojista.

Portanto, quem deseja se tornar mais competitivo pode aproveitar esse cálculo como vantagem estratégica e oferecer taxas acessíveis.

Sem entrada

Há um mito de que esse sistema precisa acontecer a partir de um valor inicial. Na verdade, existe a possibilidade do crediário sem entrada, sabia?

Então, permite que consumidores possam adquirir produtos imediatamente, podendo pagar a primeira parcela somente daqui a alguns dias.

Maior possibilidade de negociação

Gostaria de oferecer um desconto especial aos seus clientes fiéis, mas eles estão sem limite disponível no cartão de crédito? Seja uma loja com crediário próprio.

Como são os próprios recursos do empresário que realizam o financiamento, é possível negociar com mais flexibilidade com o cliente.

Vendas online

Ao começar a vender no crediário, o seu negócio também pode aproveitar essa forma de pagamento na internet, no online.

O crediário pela internet segue a mesma ideia, porém, exige cuidados no atendimento e suporte ao cliente, que precisa seguir as necessidades virtuais. 

Aumento das vendas

Combinando a facilidade de parcelamento com juros acessíveis e melhores chances de negociação, você chega a um resultado: aumento de vendas! 

O que é ótimo para empresas de todos os portes, inclusive, os pequenos negócios.

Quando clientes estão receosos de comprar, a possibilidade de parcelar em mais vezes é vantajosa quando comparada ao cartão de crédito.Como fazer um crediário próprio na sua loja? Fale com a Servipa:

Entrar em contato

Cartão de loja ou crediário: qual o melhor para seu negócio?

Cartão de loja ou crediário próprio? Na hora de escolher a melhor forma de pagamento parcelado para seu cliente, considere as vantagens de ambos os métodos.

O crediário próprio é importante porque ajuda a coletar informações do cliente e centralizá-las no seu negócio. Já os cartões gerenciados por bancos restringem o crédito.

Com a Servipa, é possível diminuir o risco de inadimplência e, ao mesmo tempo, vender mais por conta da análise de perfil e risco feita com inteligência artificial. 

Se ainda ficou alguma dúvida sobre o crediário próprio ou se quer entender mais dessa ferramenta que é um verdadeiro potencial de vendas, baixe esse e-book gratuito:

Ebook - Descubra como explorar todo o seu potencial de vendas no crediário próprio

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