Qual é a diferença entre crediário terceirizado e próprio? (Servipa)

Qual é a diferença entre crediário terceirizado e próprio? (Servipa)

Qual é a diferença entre crediário terceirizado e próprio? (Servipa)

Qual é a diferença entre crediário terceirizado e próprio? (Servipa)

Ao longo dos anos, as opções de pagamento passaram por muitas transformações, refletindo não apenas o comportamento do consumidor, como também incorporando inovações. Neste cenário, o crediário terceirizado ganha espaço!

Essa é a solução ideal para lojistas que desejam conquistar mais clientes e vender a prazo, sem depender do cartão de crédito ou comprometer o caixa com riscos financeiros.

Entretanto, dentro dessa modalidade, há algumas variações e muitos lojistas não reconhecem a diferença. O que é o crediário próprio? E o terceirizado? Esse é o seu caso?

Este artigo é para você! Continue a leitura e entenda as principais características de cada possibilidade.

O mercado de crediário no Brasil é crescente

Antes de destacar as diferenças entre o crediário terceirizado e o próprio, precisamos falar sobre essa modalidade no mercado no Brasil.

Conforme destacado pelo Estadão, mesmo diante do crescimento do uso do cartão de crédito, muitos varejistas investem nesta opção importante para aumentar as vendas.

Segundo a reportagem, este segmento tem sido impulsionado pela necessidade dos consumidores das classes C, D e E de obter acesso a créditos para realizar compras, especialmente nas áreas de vestuário e calçados.

Também evidencia a dificuldade do consumidor em obter maiores limites no cartão. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou o fato em 2019.

Em cada dez brasileiros que tentaram fazer uma compra a prazo, dois (21%) tiveram o pedido negado pelo credor. As principais razões foram:

  • Nome do consumidor inscrito em cadastros de devedores (31%);
  • Falta de comprovação de renda (17%);
  • Não conseguem parcelar por renda insuficiente (15%);
  • Excedeu o limite de crédito com outras aquisições (15%).

Esse cenário evidencia a importância do crediário para a economia do país, movimentando bilhões de reais e capitalizando diversos setores.

Mas, você sabia que ele tem variações que merecem destaque? Continue a leitura para conhecê-las.

Variações do crediário que você deve conhecer

Variações do crediário que você deve conhecer

O sistema de crediário não é novo. Mas, você sabia que existem algumas variações desse modelo de venda e cobrança. São elas:

Crediário próprio

Nele, a loja é a responsável por oferecer o crédito aos clientes. Neste caso, o risco da dívida e a administração são de responsabilidade dela.

A inadimplência é assumida pelo lojista, muitas vezes tomando espaço do resultado da loja e atrapalhando o capital de giro. Neste modelo, um ou mais funcionários são direcionados para cobrança de clientes.

Crediário garantido 

Nele, a loja contrata uma empresa responsável por liberar o crédito ao consumidor e fazer a cobrança dos clientes inadimplentes.

O risco da dívida é assumido por essa administradora. O lojista se preocupa apenas em vender, pois receberá as parcelas, seguindo uma programação, independente do pagamento ou não por parte do cliente.

Logo, fica fácil entender que o crediário terceirizado garantido é uma solução completa ao lojista, pois:

  • Oferece flexibilidade nos métodos de pagamento ao consumidor;
  • Garante a segurança financeira da loja.

Mas, por que essa é a melhor das opções? Leia o nosso próximo tópico e descubra!

Quais as diferenças do crediário terceirizado e o próprio?

Como você viu anteriormente, o crediário terceirizado é um serviço em que uma empresa (como a Servipa) se responsabiliza por toda a operação de crediário da loja, desde a análise do perfil do cliente até a cobrança das parcelas.

Dito isso, chegou a hora de entender as principais vantagens do crediário terceirizado:

Garantia de recebimento das vendas 

Quando opta pelo modelo terceirizado, o lojista recebe o valor todo mês, mesmo que o cliente não honre com o pagamento das suas parcelas.

Isso não ocorre com o crediário próprio. Nele, as consequências financeiras de um cliente inadimplente caem sobre a loja, que deve arcar com o prejuízo.

Otimização de tempo

A empresa terceirizada se responsabiliza por fazer todas as cobranças, permitindo que a loja foque em outras atividades, como vendas e desenvolvimento.

No caso do crediário próprio, a loja tem que ter um funcionário dedicado às análises e cobranças de clientes, gerando muita dor de cabeça.

Investimento em tecnologia

Diferentemente da operação tradicional, a terceirizada irá fornecer toda a plataforma para a gestão de todas as contas.

Além disso, as transações são feitas em microssegundos e registradas com criptografias, permitindo reconhecimento instantâneo de quem comprou, quanto parcelou, tudo de forma automática, sem necessidade de checagem.

Capital para manter a operação

Enquanto o negócio ainda é pequeno, o crediário próprio funciona bem. Porém, com a sua expansão, a demanda por crédito aumenta, o que pode inviabilizar a operação.

Quanto maior for a operação, mais o lojista precisa investir em estoques, estrutura física e mão de obra. Consequentemente, financiar o crediário com recursos internos é um desafio, especialmente diante da alta inadimplência.

No modelo terceirizado, a loja não depende de alto capital de giro, já que essa responsabilidade agora é da parceira especializada. Com isso, consegue demandar tempo para monitorar seus indicadores financeiros.

Por que o crediário terceirizado é uma boa opção?

Por que o crediário terceirizado é uma boa opção?

Pelo que você viu até aqui, está convencido de que o crediário terceirizado é uma excelente opção ao seu negócio? Quero reforçar as muitas razões:

  • Reduzir custos com equipe para administrar o crediário;
  • Segurança, evitando a perda de dinheiro com calotes;
  • Comodidade para focar no que importa e deixar a parte burocrática com a terceirizada;
  • Aumento das vendas, ao atrair clientes para pagar uma parcela e ver novidades, podendo fazer uma nova compra.

E, neste cenário, convidamos você a conhecer a solução da Servipa!

Somos a parceira ideal para impulsionar seus negócios com o crediário terceirizado! Com mais de 20 anos de experiência e alta taxa de aprovação, garantimos segurança e total gestão desse processo.

Você apenas escolhe o plano mais adequado para a sua loja, e nós cuidamos do resto. Entre em contato e descubra como podemos transformar seu negócio e reduzir o risco!

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