Hoje, todo gestor sabe que para se manter à frente da concorrência não basta ter “instinto”. Mais do que isso, é preciso conhecer e acompanhar os indicadores financeiros.
Eles são verdadeiros termômetros que medem o desempenho e a lucratividade da loja. Logo, apontam os caminhos bem trilhados e as estratégias que precisam de melhorias!
Mas, quais são e como monitorá-los de forma eficiente? Continue lendo e descubra a resposta. Você também vai ver o impacto do crediário nesses números.
Primeiro, o que são indicadores financeiros no varejo?
Antes de tudo, o conceito. Indicadores financeiros, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são métricas que avaliam o desempenho da loja.
E pode ter um viés totalmente financeiro, operacional ou ambos. O fato é que fornecem insights sobre o negócio, da eficiência das vendas até a saúde financeira geral.
Ou, conforme lembra o Sebrae: “no varejo, […] ajudam na hora do planejamento e da tomada de decisão, tanto na hora de investir quanto na hora de economizar”.
Agora, quais são os principais indicadores do varejo?
Neste tópico, vamos lembrar os 10 indicadores mais importantes para as lojas brasileiras.
Ainda que existam outros, conforme o Sebrae, esses KPIs precisam ser facilmente medidos e entendidos por todos. Em casos que essa cultura é fraca, “caberá ao gestor iniciar com a menor quantidade possível”.
1 – Ticket médio
Esse primeiro KPI é o valor médio gasto por cliente em cada compra. É calculado dividindo o faturamento total pelo número de vendas realizadas.
Se ele está baixo, uma sugestão de melhoria seria oferecer a venda a prazo pelo crediário, promovendo maior limite para o cliente a comprar e, consequentemente, subindo o ticket médio.
2 – Margem de lucro
Ela indica quanto da receita se transforma em lucro após deduzir todos os custos e despesas. Ou seja, não é o quanto se fatura, mas o quanto a loja está ganhando de fato.
Nesse sentido, analisar custos, negociar com fornecedores e automatizar processos internos têm sido as melhores ideias do varejo que quer obter melhores resultados.
3 – Giro de estoque
Este indicador mede a velocidade com que o estoque é vendido e reposto. Assim, fica fácil entender: um giro de estoque eficiente indica a boa saúde financeira da loja.
Entre as soluções, utilize relatórios gerenciais a fim de identificar os produtos de alta e baixa rotatividade. Assim, as decisões serão baseadas em informações reais.
4 – Fluxo de caixa
Essa métrica acompanha as entradas e saídas de dinheiro no negócio, de maneira que o seu grande objetivo é dizer se há uma manutenção da liquidez.
Atualmente, o lojista encontra ferramentas de fluxo de caixa em diversos sistemas de gestão. O crediário garantido tem o potencial de manter o fluxo de caixa saudável.
5 – ROI (Retorno sobre Investimento)
O ROI mede a eficiência de todos os investimentos feitos, incluindo aqueles destinados ao marketing, estoque e infraestrutura.
A dica aqui é: analise cuidadosamente para onde direcionar recursos e utilize relatórios para acompanhar os retornos de valores investidos.
6 – Faturamento
Esse talvez seja o mais conhecido, o faturamento total. Ele é visto como um indicador básico, mas fundamental. E mostra o volume de vendas em um determinado período.
A partir das informações, é possível pensar em ideias, entre elas, o upsell (aumento de venda por cliente). Além de oferecer opções de pagamento flexíveis, tal qual o crediário próprio.
7 – Conversão de vendas
Ele mede a proporção de visitantes que efetivamente realizam uma compra. E quanto maior, então, quer dizer que mais assertiva tem sido a campanha ou oferta.
Se a conversão não está boa, a melhor saída é apostar no treinamento de vendas. Além de oferecer condições atrativas de pagamento.
8 – Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC mede quanto custa para atrair um novo cliente. E, acredite, geralmente, esse valor é bem maior do que manter um cliente na loja.
Uma ideia é melhorar as estratégias de marketing e usar os dados dos consumidores, a fim de focar nas ações e nos canais mais eficientes.
9 – Lucratividade por produto
Este indicador ajuda a identificar quais produtos contribuem no lucro da loja.
Ao identificar os mais e os menos lucrativos, então, fica fácil ajustar o estoque e as campanhas de venda.
10 – Índice de inadimplência
Mede a porcentagem de clientes que não pagam suas dívidas no prazo. E esse é um grande desafio do varejo brasileiro.
Soluções como o crediário garantido reduzem drasticamente o risco de inadimplência.
E como acompanhar esses KPIs do varejo?
A tarefa parece desafiadora, mas com as ferramentas certas, torna-se simples. Aqui estão algumas dicas:
- Utilize sistemas de gestão que integram vendas, estoque e financeiro;
- Implemente relatórios gerenciais que fornecem uma visão atualizada dos KPIs;
- Estabeleça uma rotina de análise com períodos regulares de análises;
- Use dashboards visuais que apresentam os dados de forma visual;
- Capacite sua equipe para entender e utilizar os indicadores em suas decisões.
Ou seja, o primeiro passo no monitoramento dos KPIs é ter uma plataforma capaz de gerar dados e informações precisas, deixando o achismo de lado.
É por isso que faz tanto sentido contar com parceiras como a Servipa, que oferece uma solução financeira e, ao mesmo tempo, garante essa tecnologia.
O crediário próprio melhora seus indicadores financeiros!
Para terminar este conteúdo, observe que o crediário tem um impacto significativo em vários indicadores financeiros do varejo. Por exemplo:
- Clientes tendem a gastar mais quando têm a opção de parcelar;
- Com a Servipa, você recebe à vista mesmo vendendo a prazo;
- Soluções bem gerenciadas reduzem o índice de inadimplência;
- Oferecer opções flexíveis de pagamento é o diferencial para fechar vendas;
- Com mais opções de pagamento, você atrai novos clientes e lucra mais.
Com as ferramentas certas, você pode transformar esses números em estratégias concretas para o sucesso da sua loja.
Entre em contato e descubra como melhorar seus indicadores financeiros: