Perguntas frequentes
Você tem alguma dúvida sobre o funcionamento dos nossos serviços?
Veja como podemos ajudar sua loja a vender mais e melhor.
Na Servipa o lojista pode contratar três modalidades de serviço: crediário garantido antecipado, crediário garantido parcelado e crediário administrado.
Neste modelo de crediário você consegue vender parcelado e receber à vista. Os pagamentos seguem agendas pré determinadas, e o valor pago pode ser pago por parcela, ou integral. A Servipa garante o crédito de todas as vendas aprovadas, assumindo a inadimplência e realizando a cobrança dos clientes vencidos.
No nosso modelo de administração, assumimos toda a responsabilidade pela cobrança e negativação dos clientes, garantindo mais tranquilidade para sua loja. Além disso, você conta com a assertividade na aprovação de clientes por meio do sistema Servipa. O pagamento das parcelas é feito diretamente pelos clientes na loja, com o suporte da nossa equipe de cobrança.
Nosso sistema foi desenvolvido para empresas do ramo de confecções, calçados, brinquedos, utilidades, cama, mesa e banho.
Gestão de dados e automação de processos, que se refletem em mais organização e agilidade no crediário próprio, além da garantia e antecipação de pagamentos.
Com a ajuda do nosso sistema de análise de crédito, sua loja pode reduzir a inadimplência e melhorar a gestão de recebíveis com ações automáticas de cobrança e datas fixas para os repasses.
Possuímos tecnologia própria, desenvolvida por uma equipe que está pronta para prestar suporte desde a implantação até o uso no dia-a-dia. Com os nossos serviços sua empresa pode reduzir o número de funcionários na área de crédito e ainda assim vender com mais segurança e lucratividade.
Cobrar devedores também deixa de ser uma preocupação. Quem assume esse trabalho é nossa equipe de recuperação de crédito. Ela é composta por profissionais especializados na área e orientados para preservar o relacionamento com o consumidor nas ações de cobrança.
Você precisa somente de um computador conectado à internet (velocidade mínima de 5 mbs) e de uma impressora para emitir os carnês e os comprovantes. Se a sua loja já tem uma impressora fiscal, pode usá-la para isso. Para ter mais rapidez e segurança na identificação dos clientes, recomendamos utilizar o aparelho de autenticação biométrica que pode ser comprado ou alugado diretamente com a Servipa.
Todas as informações sobre suas vendas podem ser acessadas online a qualquer momento, o que auxilia o processo de gestão de diversas lojas em tempo real. O sistema gera relatórios por unidade e também de forma geral, o que permite tomar decisões mais rápidas e precisas na gestão do seu crediário.
Sim. É possível fazer o cancelamento ou estorno diretamente na tela de operações no mesmo dia da venda. Para vendas que não sejam do dia, basta encaminhar uma ordem de serviço para a Servipa.
Na tela principal do sistema você pode preencher uma ordem de serviços para fazer uma solicitação ao suporte. Ela pode ser usada para cancelamentos, estornos, unificações de cadastro, pedido de matérias, solicitações de agendas, alterações no sistema, entre outras aplicações.
Sim. Tanto a sua empresa quanto a Servipa podem rescindir o contrato sem a incidência de multa ou indenização mediante aviso prévio por escrito emitido no prazo de 60 dias antes da data de encerramento.
Temos a convicção e o princípio de que o cliente é patrimônio da sua empresa. Desde que ela esteja em situação de absoluta normalidade contratual, ao fim do contrato a Servipa fornece um arquivo completo contendo os dados dos clientes do seu crediário.
Serviços e sistema
O cliente deve apresentar RG, CPF, comprovante de renda e de residência. Se for trabalhador autônomo não é necessário comprovar renda.
Os documentos do cliente são necessários somente na primeira compra. Nas próximas oportunidades ele será identificado com a leitura da impressão digital (biometria).
Nossa análise é automática, feita em tempo real e 100% online. O processo praticamente dispensa a intervenção humana para tomar decisões de crédito (98,6% das vendas são automatizadas).
O sistema identifica o cliente, analisa seu crédito e libera a venda em poucos segundos.
Nossa análise se baseia em um modelo de credit score, uma pontuação de crédito que classifica os compradores em perfis segundo o risco de inadimplência.
Aos resultados do score são agregados dados de consultas a órgãos de proteção ao crédito e de um vasto banco de dados com um histórico de mais de 10 anos em operações de crédito.
Para que você tenha vendas realmente seguras, até mesmo o limite de crédito deve estar sujeito à análise. Por isso nós avaliamos diversos aspectos do perfil do cliente.
Entre esses aspectos estão os dados cadastrais, o histórico de pagamentos, o fato do cliente ter parcelas vencidas em outra loja ou estar com restrições de crédito no mercado.
Os limites dos bons clientes podem aumentar conforme ele for fazendo mais compras e honrando os pagamentos, como acontece nas operadoras de cartão.
Como sabemos que clientes novos geram o dobro da inadimplência dos clientes tradicionais, isso é muito relevante na definição do limite.
Não recomendamos “filtrar” sua carteira de clientes, de forma a analisar apenas os clientes mais problemáticos pelo sistema da Servipa e passar os bons pagadores apenas pelo sistema da loja.
Além de prejudicar a assertividade da análise, isso pode levar o lojista surpresas desagradáveis quando um cliente antigo se tornar inadimplente depois de ter passado anos pagando sempre em dia.
Cada venda que você faz pelo sistema da Servipa ajuda a construir um banco de dados que será usado para melhorar a qualidade da análise. É este histórico que possibilita ao sistema reavaliar o risco de cada cliente e aumentar limites apenas para bons pagadores.
Cadastro e análise
Dentro das regras de garantia, todas as vendas feitas em determinado período são pagas ao lojista em datas pré-fixadas. A partir daí a dívida é da Servipa e nós nos encarregamos de cobrar o cliente todos os meses.
Quando o cliente vai até loja acertar sua dívida, a loja baixa a parcela no sistema e retém o valor em caixa. No fechamento do fim do dia o sistema informa o valor total a ser depositado para a Servipa.
Na tela recebimentos e depósitos você encontra os dados bancários para fazer a transferência. Só é necessário inserir as informações do comprovante de depósito.
No relatório 174 você pode verificar os créditos fixados em determinado período, enquanto os relatórios 34 e 35 permitem analisar os clientes relacionados ao crédito do período.
Agenda de pagamentos
Um profissional da Servipa acompanha a instalação diretamente no ponto de venda. Este profissional faz toda a configuração da loja e orienta sua equipe para operar o sistema seguindo boas práticas de concessão de crédito.
Oferecemos instalação presencial com profissionais experientes, no ambiente da loja e na data mais conveniente para o lojista. De preferência com toda sua equipe de vendas para atingirmos os melhores resultados.
No caso de operações de menor porte, a instalação pode ser feita de forma remota com suporte e acompanhamento online.
Isso depende do porte da loja, do faturamento e da percepção dos crediaristas. Caso a equipe já domine outro sistema ou tenha noções de computação, o processo leva apenas algumas horas.
Antes da instalação do sistema nosso especialista confere os dados da base de clientes. Se estiver tudo certo, ele são importados para o sistema da Servipa.
Esta migração é importante para que o sistema já possa gerar mais limite para os clientes tradicionais da loja com um bom histórico de pagamentos.
Assim não é preciso começar seu crediário do zero e voltar a tratar todo mundo como cliente novo.
Nossa equipe de suporte atende em horário comercial, de forma remota e com acesso virtual ao computador da loja. Não é necessário passar horas no telefone para resolver uma simples dúvida operacional!
Pelo fato de termos um sistema próprio, todos os desenvolvedores estão por perto e podem intervir com extrema rapidez para resolver eventuais problemas. Para isso, você só precisa abrir um chamado via ordem de serviço dentro do sistema ou ligar para 0800 600 5922.
Implantação e suporte
Nossa ferramenta de cobrança utiliza algoritmos de inteligência artificial para filtrar os dados cadastrais e identificar o perfil de cada devedor. A partir daí o sistema vai encaixá-lo em uma fase específica do processo de cobrança, dependendo do tempo decorrido desde o vencimento da parcela e do número de prestações já pagas.
Nossa cobrança é amigável, feita sempre em nome da loja e prezando pela manutenção do relacionamento. Uma equipe de profissionais com treinamento e experiência se encarrega dessa tarefa, com foco na recuperação do crédito dos seus clientes.
De acordo com o perfil do devedor, o sistema vai encaixá-lo em uma fase específica do processo de cobrança. No primeiro contato, o cliente é apenas lembrado que tem um compromisso assumido com a loja. Em seguida, ele é alertado sobre as consequências da falta de pagamento, como cobrança de juros e negativação.
Quando as ações não surtem resultado e o cliente acaba negativado, continuamos a manter contato para que ele regularize o débito por meio de uma renegociação.
Utilizamos diversos recursos para contatar os devedores, sempre de acordo com o perfil de cada cliente.
Antes do vencimento, mandamos mensagens SMS para reforçar a pontualidade no pagamento. Após o vencimento são enviadas uma série de mensagens de cobrança a partir da data em que o atraso foi registrado.
Em seguida vêm as ligações telefônicas, que são sempre cordiais e servem apenas como lembrete em um primeiro momento. Se o cliente não providenciar o pagamento, novas ligações vão alertá-lo sobre a possibilidade de negativação.
Este mesmo tipo de cobrança também pode ser feita por e-mail ou via WhatsApp.
Temos um canal direto para relacionamento com clientes via 0800, WhatsApp e Facebook.
No campo “observações”, na tela de clientes do sistema, você pode acompanhar as ações de cobrança em andamento. Também é possível consultar um cliente específico e conferir as promessas de pagamento feitas na loja.
Você pode checar essa informação no relatório 100, informando a data específica de conferência, selecionando a loja e escolhendo a opção “gerar relatório”.
Sim. Ressaltamos, inclusive, que a nossa equipe de cobrança dá prioridade para as vendas administradas. Isso porque entendemos que o risco nesses casos é maior, já que o lojista não conta com o serviço de crediário garantido.
Cobrança
Os relatórios sobre seu crediário podem ser acessados online por meio de uma aba do sistema. Você também pode ter as principais informações na palma da sua mão acessando crediario.app no seu celular.
Por valorizarmos a transparência nas informações, disponibilizamos todos os dados referentes às suas vendas no crediário. Na nossa opinião, o crediário uma propriedade do lojista e não da administradora.
Veja algumas informações que você pode encontrar nos relatórios:
Evolução das vendas e da inadimplência
Vendas discriminadas por clientes e períodos
Resultados financeiros
Fluxo de caixa
Dados cadastrais dos clientes
Clientes que mais compram
Clientes que estão sem comprar há X dias
Limites disponíveis.
Com as informações que disponibilizamos, você pode tomar uma série de decisões financeiras e administrativas.
É possível saber exatamente quando e quanto a loja vai receber, simplificando a gestão do fluxo de caixa.
Ou então planejar ações de marketing direcionadas a reativar clientes que não visitam a loja há um certo tempo. Ou ainda promover novas vendas para clientes com limites pré-aprovados.
Tudo depende de como você vai trabalhar com os dados disponíveis nos relatórios.
Na tela “consultar situação” basta clicar sobre o nome do cliente para detalhar as datas de pagamento e as parcelas em aberto.
Relatórios gerenciais
A biometria é uma tecnologia de reconhecimento de impressão digital que vai aumentar a segurança das suas vendas, permitindo identificar um cliente em questão de segundos.
É uma proteção antifraude muito eficaz e uma excelente ferramenta para evitar a ação de estelionatários. Sem contar que o seu uso dispensa a loja de armazenar e enviar vias de carnês e cópias de documentos.
A biometria melhora processos e reduz custos operacionais, já que o atendimento na loja se torna muito mais rápido e econômico depois que a digital está cadastrada.
Trata-se de uma dúvida muito comum. Muitos lojistas temem que seus clientes reajam de forma ruim ao saber que vão ter que registrar suas digitais em um sistema.
Nosso sistema já foi aplicado com sucesso em centenas de lojas e podemos afirmar justamente o contrário. Os clientes adoram a novidade! A biometria transmite a sensação de que eles estão comprando em uma loja moderna e atualizada.
O leitor é fornecido pela Servipa e você pode optar pela locação ou compra do equipamento, que é bem simples de usar e tem custo acessível.