Planograma: 5 estratégias para aumentar vendas

Planograma: 5 estratégias para aumentar vendas

Planograma: 5 estratégias para aumentar vendas

Planograma: 5 estratégias para aumentar vendas

O planograma tem um papel muito importante no varejo com soluções práticas para incentivar os consumidores a tomarem decisões na hora da compra.

Em uma loja de roupas, de calçados ou outros segmentos, você já deve ter visto que as mercadorias ficam posicionadas de forma padronizada, não é? 

Isso é feito visando melhorar a experiência do cliente, indicando-lhe os melhores caminhos conforme as etapas de decisões em que se encontra.

Essa organização é estratégica e estimula as ações do público. Logo, torna-se ferramenta imprescindível para os lojistas que visam aumentar as vendas.

E sabe por que falar disso é interessante? Conforme um artigo do próprio Google, até 2025, as lojas físicas continuarão respondendo por:

  • 57% do crescimento e 
  • 82% das vendas totais.

O texto ainda traz: “As lojas físicas não irão desaparecer, mas serão transformadas”.

E completa: “67% dos consumidores brasileiros não se importam com o lugar onde compram (online ou offline), desde que possam obter o produto que desejam”.

Ou seja, se você tem o produto e pode garantir uma boa experiência de compra, as chances de sucesso são altas. Nessa hora, o planograma se torna um diferencial!

A seguir, descubra a definição do planograma, as vantagens e como aplicá-lo.

O que é o planograma?

Michel Jasper é especialista em varejo e operações de loja, sendo uma referência no assunto no Brasil. Ele define o conceito de planograma assim: 

“Representação gráfica da disposição dos produtos no ponto de venda, ou seja, uma ferramenta que detalha minuciosamente o espaço que deve ser ocupado pelos itens”.

É importante ressaltar que essa expressão também é conhecida como plano de gôndola, de modo a ser documentada para facilitar o entendimento dos repositores.

Geralmente, é ilustrado em um desenho gráfico esquemático que pode ser de prateleiras ou qualquer outro tipo de instalação que ajude a otimizar o uso do espaço disponível na loja.

Feito dessa forma, a ferramenta expõe informações que embasam decisões:

  • Como as mercadorias serão distribuídas e expostas;
  • Qual a quantidade de itens em cada prateleira;
  • Como será a separação dos diferentes tipos de produto;
  • A altura de cada coluna, entre outros detalhes.

Além desses aspectos, outro setor que deve ser integrado ao planograma é o marketing, que contribui na criação de gatilhos de compra, bem como acontece no Visual Merchandising.

Planograma, layout e gerenciamento de categoria

O Jasper, citado antes, traz uma reflexão interessante em seu blog: layout, gerenciamento de categoria e planograma não são o mesmo, ainda que complementares. 

Para o especialista, a diferença é:

  • Planograma: ciência que avalia a disposição dos produtos no PDV;
  • Layout de loja: disposição dos corredores e setores;
  • Gerenciamento de categoria: método que define as categorias.

Portanto, o foco do planograma está na localização do produto no PDV (Ponto de Venda). Assim, os consumidores usam critérios diferentes de escolha, tais quais marca ou preço.

Os tipos de planogramas

Vários autores e pesquisadores dessa área têm suas variações de tipos de planogramas para varejo. Mas, existem aqueles mais comuns, veja-os.

  • Por categoria: organizada por categorias, comum em grandes lojas;
  • Por marca: organizada por marcas, usado para destacar marcas fortes;
  • Por tema: organizada por tema, especialmente em épocas sazonais;
  • Promocional: por promoções, criando displays e marketing;
  • Por impulso: incentiva a compra, ideia para pequenos negócios.

Esses exemplos provam que a escolha do tipo de planograma vai depender de múltiplos fatores, como o tamanho da loja, o cliente ideal, a época do ano e muito mais. 

As vantagens do planograma no varejo

As vantagens do planograma no varejo

Organizar os produtos a partir das características é uma ação resultante do planograma. Porém, há vários outros detalhes que possibilitam aumentar o volume de vendas.

Por exemplo, já pensou que ter um ambiente organizado é um dos motivos para fazer com que clientes escolham a sua loja? Pois é, veja outras vantagens!

Jornada do consumidor mais rápida

Essa ferramenta serve como um sinalizador indicando os melhores caminhos para os consumidores percorrerem, incentivando uma jornada assertiva.

Isso quer dizer que ele terá facilidade em encontrar o que deseja, sendo estimulado por meio de estratégias específicas que criam a necessidade e o desejo de compra. 

Vale lembrar que estamos falando do consumidor 4.0, ou seja, aquele que exige uma experiência mais rápida, de modo que ele quer ter facilidade em encontrar o que procura.

Além disso, causam um grande impacto, como ao fazer recomendações na internet e se tornar um incentivador da marca. São chamados de “pioneiros”, é o que lembra a WGSN:

“[…] são líderes, movidos pela necessidade de causar impacto. Eles se arriscam e buscam inspiração, vivem com um pé no mundo físico e outro no digital”.

Categorização de produtos mais inteligente

Outra vantagem é a chance de selecionar itens destinados ao público infantil, idosos, entre outros, nos corredores e nas prateleiras. 

As técnicas podem ser usadas para aproximar produto e público. Por exemplo, na loja infantil, as mercadorias devem ficar em gôndolas de níveis baixos, ao alcance das crianças.

Organização do espaço físico mais otimizada

O planograma auxilia na organização do espaço físico, atuando juntamente com o layout e categorias, como vimos anteriormente.

Assim, permite planejar melhor a distribuição das mercadorias dentro do PDV em um documento, como uma simulação, tornando todo processo mais prático.

Reposição de itens mais assertiva

Essa é uma vantagem direta à sua loja porque ao ter prateleiras e gôndolas organizadas, fica mais fácil observar o que precisa ser reposto, concorda?

Logo, evita-se a frustração do cliente em buscar algo que não está disponível no ponto de venda, assim como o melhor fluxo do estoque

Também facilita campanhas de decoração em momentos propícios, tal qual a Black Friday.

Como se faz um planograma?

Cada loja é um ambiente único, que contribui com o posicionamento da marca a partir das tendências e experiências de consumo. E o planograma vai ao encontro disso.

Ele é uma ferramenta que estreita esse relacionamento entre cliente e empresa, favorecendo a decisão de compra mais assertiva. Logo, para fazer um é preciso:

Planejamento específico

O planejamento deve considerar todas as características da loja e do público-alvo, o que se faz avaliando também o mercado, os concorrentes e coletando dados úteis.

Capacitação das equipes

Outro ponto fundamental é ter funcionários capacitados e ativos em toda etapa do processo, do planejamento à execução. E isso inclui todos os departamentos e responsabilidades.

Avaliação do PDV

Na sequência, deve-se avaliar o PDV. Ou seja, pensar em cada prateleira, gôndola, expositor e espaços disponíveis de maneira a organizar essas estruturas, assim como os produtos para vender.

Definição de critérios

Só depois é que se investe na definição das melhores técnicas e critérios de exposição, inclusive, pensando nos pontos de destaque de cada um.

Monitoramento da execução

Como todo projeto, aqui também é importante fazer o monitoramento dos resultados, dando atenção especial à reposição dos itens e ouvindo feedbacks.

5 estratégias para aplicar o planograma no PDV

5 estratégias para aplicar o planograma no PDV

Pensando no planograma estratégico para o aumento de vendas, uma dúvida é sobre como aplicá-lo no ponto de venda e vitrinismo. Abaixo, algumas sugestões. Veja!

1 – Evidencie os produtos mais lucrativos

A localização de um produto no ponto de venda é capaz de atrair mais compradores. Por isso, ao elaborar este documento, lembre-se de levar esse fato em consideração.

Na sua loja, procure identificar os itens com maior taxa de lucratividade e coloque-os em locais com mais evidência ou prateleiras que fiquem na linha de visão.

2 – Posicione os itens mais vendidos longe da entrada

Por serem os mais vendidos, muitos compradores vão até sua loja especialmente para comprá-los. E, ao terem que percorrer todo o local, vão passar por outros produtos. 

Então, nesse caminho, serão possivelmente atraídos por outras categorias e itens.

Para definir o local desses produtos campeões de venda, também é importante analisar o comportamento do consumidor dentro da loja. 

3 – Faça um mapa de calor

Este tópico complementa o anterior porque, ao coletar informações e identificar o percurso que os clientes realizam dentro da loja, é possível reuni-las em um mapa de calor. 

É como um gráfico que representa o fluxo de clientes no local. Assim, utiliza-se cores frias para baixas concentrações e cores quentes nas altas. 

Com isso, você consegue identificar os percursos mais comuns, as variações no comportamento do consumidor em dias diferentes da semana ou horários diferentes.

4 – Faça promoções em pontos estratégicos

Sabendo da relação dos consumidores com o espaço do seu negócio, você também pode pensar estrategicamente na posição dos itens em promoção na sua loja.

Essas ações ajudam a aumentar o fluxo de clientes. Ao colocar um produto em promoção próximo de áreas menos visitadas, por exemplo, outras mercadorias passam a ser notadas.

5 – Garanta acessibilidade para todos

Ao conhecer o público, há facilidades na execução dessa estratégia. Antes, vimos que produtos infantis devem estar na parte mais baixa, para dar acesso às crianças, por exemplo.

Mas, é importante falar disso de uma forma geral, considerando a acessibilidade para todos que frequentam sua loja, da altura à mobilidade de pegar cada produto.

Nesse ponto, adicione a técnica do agrupamento estratégico e reúna itens complementares, facilitando a vida do cliente. Afinal, é sobre isso, é sobre a melhor experiência de compra.

Além do planograma de PDV, garanta a melhor experiência em toda jornada de compra!

Com os conceitos e estratégias do planograma listadas neste blog, você terá mais chances de criar um PDV atrativo e que garanta a melhor experiência para seus consumidores. 

Sempre respeitando os interesses e necessidades dele!

E vale a pena lembrar que essa jornada só termina quando o cliente finaliza a compra, de modo que as formas de pagamento também fazem parte desse processo.

Por isso, antes de fechar essa página, recomendamos uma nova leitura, que também vai ser decisiva para as suas próximas ações. É sobre o crediário próprio!

A Rede Brasil Crediário tem um e-book gratuito que explica como o crediário próprio pode exponenciar as suas vendas, oferecendo um diferencial ao consumidor e fidelizando ele.

Quer saber como o crediário próprio pode ajudar sua loja a vender mais? Acesse:

Ebook - Descubra como explorar todo o seu potencial de vendas no crediário próprio

Compartilhe:

Leia também:

Aplicativo crediário digital