5 relatório gerenciais para uma gestão eficiente no varejo

5 relatório gerenciais para uma gestão eficiente no varejo

5 relatório gerenciais para uma gestão eficiente no varejo

5 relatório gerenciais para uma gestão eficiente no varejo

Se você é gerente de loja e está sempre em busca de melhorar os resultados, vai adorar ler este conteúdo. Atente-se a esses 5 relatórios gerenciais e mude o jogo na sua empresa!

Imagine estar no comando de um negócio de roupas, tentando equilibrar vendas, estoque, funcionários e ainda ter que lidar com aquela planilha confusa de números. 

Essa situação te soa familiar? Pois é, essa é a realidade de muitos lojistas e gerentes em todo lugar do mundo. Infelizmente, eles passam por esse desafio diariamente.

Mas, há uma boa notícia! Existe uma maneira prática e inteligente de integrar e estudar as informações importantes da sua empresa? É aí que entram os relatórios gerenciais!

Mas, o que são relatórios gerenciais?

Antes de mergulharmos nos detalhes, vamos entender o básico, está bem? 

Pense que eles são como um raio-x do seu negócio. De modo que reúnem informações importantes sobre vendas, finanças, estoque, compras e outras áreas.

E o melhor é que todos esses dados são apresentados em formato fácil de ler e entender. É tipo um assistente super eficiente que organiza todos os documentos, sabe?

Agora, por que eles são tão importantes no varejo?

Vamos usar outra analogia que vai fazer todo sentido.

Imagine tentar dirigir um carro com os olhos vendados. Isso seria assustador, não é? Gerir uma loja sem relatórios gerenciais é uma situação muito parecida com essa!

Afinal, você está no comando, mas sem ver para onde está indo. Um risco e tanto!

Se com esse exemplo não ficou tão claro, vamos aos pontos detalhados. A seguir confira os principais benefícios de usar dados nas lojas:

  • Visão clara do negócio: é possível ver exatamente como sua loja está se saindo;
  • Decisões baseadas em dados: fim dos achismos e decisões mais seguras;
  • Identificação de problemas e oportunidades: geram insights super importantes;
  • Gestão de estoque: evita produtos encalhados ou falta de itens populares;
  • Aumento da lucratividade: possibilidade de corte de custos desnecessários.

Sobre isso, tem um estudo publicado na Universidade Estadual de Maringá que demonstra o impacto do uso desse sistema analítico na eficácia das decisões:

“[…] à medida que há uma maior aderência na utilização desses controles, melhora a tomada de decisões operacionais”.

Como os relatórios melhoram a sua gestão?

Já conhecemos a definição, então, vamos ver como transformar sua gestão por meio dessas ferramentas de análises de dados.

Tomada de decisão mais rápida

Com dados atualizados e organizados, não é preciso passar horas verificando planilhas. O que é importante estará ali, pronto para ser usado.

Prevenção de problemas

Ao monitorar regularmente a inadimplência e o estoque, por exemplo, é possível evitar crises antes que elas aconteçam.

Foco no que realmente importa

Esses estudos mostram claramente onde estão suas maiores oportunidades de lucro. Assim, permite-se concentrar seus esforços no que realmente traz resultados.

Melhor experiência do cliente

Com detalhes valiosos sobre cada cliente, existe a possibilidade de oferecer um planograma e um atendimento personalizado.

Otimização de recursos

Sabendo exatamente o que está vendendo bem e o que não tem uma boa saída comercial, você pode ajustar seu estoque e economizar em custos de armazenamento.

Mas, quais os relatórios essenciais no varejo?

Vamos falar sobre alguns tipos que podem fazer toda a diferença na sua loja.

1 – Relatório de vendas

Este é o queridinho de todo lojista e mostra quanto, quando e o que a sua empresa comercializa. E não para por aí. Alguns softwares podem incluir diferenciais:

  • Categorização das vendas por tipo de risco de aprovação;
  • Detalhes; tais quais, número do contrato e plano de pagamento;
  • Valor da venda por cliente e o total consolidado.

Com essas informações, é possível identificar seus produtos populares, os horários de pico de vendas e até quais clientes são mais valiosos no seu negócio.

2 – Relatório de inadimplência

Ninguém gosta de falar sobre isso, mas é um assunto importante, sendo crucial na manutenção da saúde financeira da sua loja. Ele deve mostrar:

  • Parcelas vencidas organizadas por risco de aprovação;
  • Opções de contato direto com o cliente;
  • Os próximos passos sobre ações de cobrança.

Com esse tipo, os gestores podem agir rapidamente a fim de recuperar pagamentos atrasados e ajustar suas políticas de crédito se necessário.

3 – Relatório de limite de crédito

Este é um verdadeiro tesouro para quem trabalha com crediário. Ele mostra:

  • Limite de crédito de cada cliente;
  • Saldo disponível em novas compras;
  • Dados adicionais como ticket médio e data da última compra.

Esse estudo permite oferecer limites adequados, incentivando os clientes a fazerem outras compras e identificando as oportunidades de upsell.

4 – Relatório de estoque

Um bom controle nessa área pode ser a diferença entre lucro e prejuízo. Esta análise minuciosa deve mostrar:

  • Quantidade de cada produto;
  • Produtos mais e menos vendidos;
  • Tempo médio de armazenagem.

Use tais métricas de modo a evitar produtos parados e garantir que os itens populares nunca faltem.

5 – Relatório de desempenho de funcionários

Seus funcionários são o coração da loja, concorda? Essa ferramenta ajuda a entendê-los.

  • Quem são os vendedores mais eficientes;
  • Quais produtos cada vendedor vende melhor;
  • Horários de melhor desempenho de cada funcionário.

Com esses dados, você pode criar estratégias personalizadas de treinamento de vendas e até ajustar escalas de trabalho para maximizar as vendas.

O próximo passo é: usar relatórios gerenciais na sua gestão!

Agora que já sabe os porquês, vamos ao como! Aqui estão algumas dicas práticas:

  • Defina objetivos claros: tenha em mente o que é crucial melhorar;
  • Escolha os tipos certos: foque nos que realmente importam à sua loja;
  • Análise regularmente: evite olhar os dados só no fim do mês;
  • Envolva a equipe: compartilhe insights relevantes com seus colaboradores;
  • Aja com base nos dados: use a informação e melhore seu negócio!

Viu que analisar informações é um processo que não precisa ser complicado? Então, saiba que o uso da tecnologia torna tudo ainda mais otimizado.

A dica final, portanto, é escolher um sistema adequado!

Opte por uma solução que ofereça os dados necessários, de maneira simples de entender, possibilitando decisões rápidas e inteligentes.

Com a Servipa, você executa uma boa gestão. 

Na página de contato da Servipa, você fica sabendo como a tecnologia funciona.

Afinal, os relatórios gerenciais não são apenas números em uma página, eles são a bússola que guia seu negócio para o sucesso.

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